sábado, 5 de setembro de 2009

Discussões sadias na OMS

Gripe Suína foi o tema nas mais recentes reuniões da OMS. Países discutiram medidas de profilaxia e relativas a medicamentos. Brasil, Rússia & México defendem a quebra de patente do tamiflu alemão. A higiene esteve na pauta e EUA propuseram agenda a ser debatida.

As discussões abrangiram diversas opiniões que enriqueceram o debate. Os EUA, juntamente da Alemanha, foram contra a medida que declararam anti-comercial e que era defendida por diversas nações tais como: Brasil -"para os principais países em desenvolvimento" -, Turquia - "a doença prejudica as próprias economias dos países do norte" -, Rússia - "uma questão de respeito a vida" -, Chile -"Eles não tem banheiro (em relação a áfrica)", México - "atenção aos focos mais graves, na américa latina" - & Grécia -"vacinas para todos, sem privilégio aos grupos de risco".

"Ninguém quer perder dinheiro"
EUA
"Uma questão de respeito a vida"
Rússia

Os EUA propuseram uma agenda que previa o debate sobre a possibilidade da intervenção da OMS para a normatização de uma política de saúde básica geral, o acordo com laboratórios farmacêuticos e a criação de uma cartilha com esclarecimento de medidas que evitem o contágio.

Nenhum comentário: