sábado, 5 de setembro de 2009

OEA discute terrorismo e segurança de fronteiras




Os debates na
OEA acerca do terrorismo e segurança ocorreram nesta tarde. Diferentes propostas emergiram em meio a um embate subjascente e incessante entre duas correntes que se indispunham claramente. De um lado, EUA e seus aliados defenderam o fortalecimento da Junta Interamericana de Defesa. Entre os opositores, Venezuela e companheiros eram a favor da criação de uma nova instituição latino-bolivariana.


O Canal do Panamá foi por várias vezes citado pelo representante do Canadá, demonstrando um possível interesse de um país em estabelecer novos laços com o outro. O descaso das autoridades barsileiras quanto aos temas apresentados foi patente, revelando um desconhecimento do país em relação aos assuntos regionais. Diferentemente do México, que se afirmou fortemente a favor de uma defesa conjunta da América do Sul contra as FARC enquanto problema de todos os países envolvidos.



Mas a discussão principal ficou por conta de EUA & Venezuela juntamente de Cuba. Denúncias sobre as armas recentemente encontradas na república bolivarana eram respondidas por questionamentos quanto a conivência do inquisitor com a produção do éter, essencialna produção de cocaína na Colômbia. Além de Cuba, a França também se manifetsou algumas vezes favoralvelmente ao paradigma venezuelano. O México apoiava o vizinho do norte nos debates.

"A Mídia é tendenciosa no tratamento a Venezuela"
representante da Venezuela

"Mídia tendenciosa é a sua !"
representante do México

"A Venezuela não faz nada
em suas fronteiras"
representante dos EUA

Nenhum comentário: